Cantina Social e de Emergência
Através de protocolo com a Segurança Social são concedidas duas refeições diárias (almoço e jantar) a indivíduos ou agregados economicamente desfavorecidos na resposta social de Cantina Social. Actualmente são concedidas cerca de 100 refeições diárias.
Desde Outubro de 2012 foi assinado protocolo no âmbito das Cantinas Sociais de Emergência com mais 100 refeições diárias, este número tem vindo a diminuir no decorrer dos anos. Atualmente, temos acordo para 50 refeições diárias.
Esta resposta social é desenvolvida através de uma equipa constituída por técnica de serviço social, cozinheira e ajudantes de cozinha.
Desde Setembro de 2017, renovado em 2019 por mais 36 meses, iniciamos a parceria do programa POAPMC - Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas- como Entidade Coordenadora e polo de recepção,sendo as entidades mediadoras a ACM, Centro Comunitário de São Sebastião e APACCF apoiando um total de 758 destinatários.
Este programa baseia-se no fundo de auxílio europeu às pessoas mais carenciadas, e preve a distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade. è uma operação apoiada pelo FEAC.
Realizam-se também acções de acompanhamento nas áreas de seleção de géneros alimentares, prevenção do desperdício e otimização da gestão do orçamento familiar às várias faixas etárias. Conta com o apoio imprescindivel da União Europeia.
Em 9/12/2019 o Programa reiniciou por até 31/01/2023, com uma abrangência total de 528 beneficiários.