Loja Social
APRESENTAÇÃO: A Loja Social consiste numa resposta social ao nível da distribuição de roupa, calçado, brinquedos e utensílios domésticos diversos. Na verdade, esta resposta alterou a forma como a distribuição de bens é feita uma vez que permite uma maior liberdade de escolha e faz com que o utente assuma um papel mais activo na escolha dos produtos expostos. Por conseguinte, esta resposta permite que o beneficiário faça uma gestão consciente de um determinado valor doado, com recurso ao Cheque Compras Shalom, facultando assim uma maior valorização dos bens e uma aquisição de algumas competências básicas.
OBJECTIVOS DA LOJA SOCIAL: A implementação desta resposta social tem como principal objectivo facilitar um acesso ainda mais digno aos diversos produtos tornando menos constrangedor o processo de atribuição de bens, aproximando o “método convencional de distribuição”, de um “conceito de loja” enquanto um espaço agradável, tranquilo e livre para se escolher o que se precisa. De facto, neste modelo não existe imposição mas sim possibilidade de escolha.
FUNCIONAMENTO: Os beneficiários (utentes do apoio alimentar, utentes que beneficiem de Rendimento Social de Inserção e utentes encaminhados por outros parceiros da Rede Social) serão orientados pelo técnico que vai diagnosticar as necessidades específicas do agregado em causa e determinar que valor em géneros a atribuir. Esse valor será descrito num Cheque Compras com um formato próprio que será levantado dentro do valor atribuído em géneros que podem ser escolhidos com toda a liberdade e autonomia no espaço da loja, podendo os utentes recorrer ao acompanhamento dos dinamizadores do espaço - voluntários.
ESPAÇO E HORÁRIO: A Loja Social funciona no espaço da Avenida Jaime Cortesão n.º 85 A, todas as segundas-feiras das 14h às 17h30.